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segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Novo Ford Ka 1.0 parte de R$ 35.390 já com ar, direção elétrica e Bluetooth


O novo Ford Ka, segundo modelo global da Ford desenvolvido no Brasil (o primeiro foi o EcoSport), chega às lojas em setembro partindo de R$ 35.390 na versão SE, carroceria hatchback de quatro portas, dotado de motor bicombustível 1.0 de três cilindros que gera 85 cavalos (etanol). Com o fim do Ka antigo e do Fiesta Rocam (que ainda existe em estoques de revendas), o novo Ka passa a ser o carro de entrada da Ford.

Executivos acreditam que ele venderá, no mínimo, 10 mil unidades por mês.

A variação sedã, denominada Ka+, será apresentada somente em agosto. É certo que ela terá uma versão com o motor Sigma de 1,5 litro (o mesmo do New Fiesta); Num segundo momento, usar o Sigma 1.6 e a transmissão automática Powershift no Ka+, aproveitando para encerrar a importação do New Fiesta Sedan.


Com a chegada do novo Ka, a montadora americana vai cumprir -- com folga -- a promessa de, até 2015, oferecer somente carros globais ao consumidor brasileiro. A principal vantagem disso é a sintonia com os mercados dos países desenvolvidos: o New Fiesta nacional é igual ao vendido nos Estados Unidos (ressalvando características específicas, como o motor flex), e deve seguir o mesmo calendário de atualizações. A Ford promete intervalo máximo de 18 meses para que reestilizações e novas gerações cheguem ao Brasil. Com o novo Ka, cujos demais mercados ainda não foram anunciados, acontecerá a mesma coisa.

O modelo mede 3,89 metros, e por isso a Ford descarta (ou finge descartar) que seus maiores rivais sejam Volkswagen up! (3,6 m) e Fiat Uno (3,77 m). Se a questão for faixa de preços, é claro que são. A opção seguinte na gama da marca é o New Fiesta hatch, com 3,97 m e preços começando em R$ 42.890 (versão S 1.5). Juntando as peças do que os executivos da marca mostraram numa recente apresentação à imprensa, o plano é usar o Ka para incomodar VW Gol, Fiat Palio, Hyundai HB20, Chevrolet Onix e Renault Sandero (todos com motor 1.0).



Por ora, a Ford oferece apenas três versões do novo Ka, mas com o tempo uma variação mais simples (denominada S, já existente sob encomenda para frotistas) e uma esportiva (com motor 1.5, talvez resgatando o nome Action de uma série 1.6 do Ka antigo) podem ser acrescentadas ao portfólio; o que está claro é que a marca americana não quer embaralhar os preços do novo modelo com os do New Fiesta, um sucesso de vendas e também de imagem.

Conheça as versões e seus conteúdos:

+ KA SE -- R$ 35.390
De série: ar-condicionado; direção elétrica; vidros elétricos dianteiros; travas elétricas com controle remoto; sistema My Connection Gen.3 com rádio AM/FM, USB e Bluetooth, com quatro alto-falantes; My Ford Dock (compartimento para smartphone); airbag duplo; freios com ABS/EBD (antitravamento e distribuição de força) e CBC (controle de frenagem em curvas); limpador e desembaçador traseiros; chave canivete; roda aro 14" com calota integral e pneus de baixo atrito (175/65); maçanetas e retrovisores na cor do veículo; 21 porta-objetos; indicador de troca de marcha; conta-giros; abertura elétrica do porta-malas (capacidade para 257 litros); e ajuste de altura da coluna de direção.

+ KA SE PLUS -- R$ 37.390
Acrescenta ao SE: vidros elétricos traseiros; SYNC Media System com AppLink, CD/MP3/USB, Bluetooth e comandos de voz em português; volante multifuncional.
+ KA SEL -- R$ 39.990
Acrescenta ao SE Plus: controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (TCS); assistente de partida em rampas (HLA); rodas de liga leve de 15 polegadas com pneus de baixo atrito (195/55); luzes de neblina; computador de bordo; alarme volumétrico; ajuste de altura do banco do motorista; grade dianteira com aplique cromado; e lanternas traseiras escurecidas.

Traseira do novo Ka mostra que Gol, Onix e Sandero estão entre os alvos do novato

O motor é sempre o inédito 1.0L Fox TiVCT Flex, de três cilindros, aspirado, com variação do comando de válvulas na admissão e no escape. Ele entrega potência de 85/80 cv a 6.500 rpm (etanol/gasolina) e torque de 10,7/10,2 kgfm a 4.500/3.500 rpm (e/g); note-se que a força é um pouco menor com gasolina, mas seu pico chega 1.000 rpm antes do que com etanol no tanque. O sistema Easy Start, que em dias frios pré-aquece o etanol antes da injeção no cilindro, aposentou o tanquinho.

Há aspectos curiosos no projeto, como a correia banhada em óleo que dura até 240 mil km e a assimetria na montagem do motor, para compensar o número ímpar de cilindros e evitar excesso de vibrações. O câmbio é sempre manual, de cinco marchas, com embreagem hidráulica (leia-se, mais macia). O novo Ka já tem garantido o selo de eficiência energética do Inmetro, com nota A por ter cravado 8,9 km/l com etanol e 13 km/l com gasolina na cidade; e 10,4 km/l e 15,1 km/l (e/g) na estrada. A Ford jura que, quando o novo Ka for submetido aos testes de impacto do Latin NCAP, vai obter no mínimo quatro estrelas (de um máximo de cinco). Isso porque a plataforma é a mesma do New Fiesta, já aprovado pela instituição.

CORES E GARANTIA
A paleta do novo Ka oferece sete opções, três metálicas (dois pratas e um laranja igual ao do EcoSport) e quatro lisas (dois brancos, um deles meio creme; preto e vermelho). A ausência de cores instigantes e "jovens", como amarelo, variações de azul e vermelhos metálicos, é uma questão de demanda: custam caro e pouca gente quer, dizem os executivos. (Entre os acessórios oferecidos, há kits de adesivos para personalização.)
A Ford dá garantia total de três anos, combinada à assistência 24 horas pelo mesmo período. É um pacote mais equilibrado que o da concorrência (a Hyundai dá cinco anos de garantia, mas um de assistência; a Renault dá três e dois). A primeira revisão continua sendo aos seis meses, mas a partir da segunda (de 12 meses ou 10.000 km) passam a acontecer a cada 12 meses ou 10.000 km. Segundo a Ford, as quatro primeiras visitas à oficina vão custar R$ 1.664, economia de R$ 1.300 ante o protocolo anterior.


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