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quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Audi TT RS

Audi TT RS chega nas configurações Coupé (fechado, R$ 399.000) e Roadster (conversível, de R$ 419.000)
A Audi do Brasil apresentou à imprensa especializada do país, no começo desta semana, em São Paulo (SP), o esportivo Audi TT RS. Trata-se da versão máxima, com visual mais invocado e maior potência disponível, do TT -- o cupê alemão completa 15 anos de existência já transformado em clássico, daí o desembarque agora ao Brasil do TT RS, ainda que tardio, ter tom de comemoração para a marca.

De fato, o TT RS chega ao país já bastante rodado: foi revelado ao mundo em março de 2009, durante o Salão de Genebra daquele ano, chegando às lojas da Europa algum tempo depois. Chegou-se a avisar de sua estreia aqui no Brasil em 2012, mas a paulada dada pelo governo nos importados com o "Super IPI" foi tão forte, que deixou os estrategistas das marcas tontos e foi preciso um tempo até a retomada do fôlego.

Agora, já com o carro nas lojas, a Audi se atreve novamente a anunciá-lo. Para se arriscar a domar um é necessário, antes, ter uma conta bancária anabolizada. O modelo chega com preço elevadíssimo em qualquer uma das duas configurações: o TT RS Coupé (fechado) custa iniciais R$ 399.000, enquanto o TT RS Roadster (conversível com capota de tecido com proteção térmica) sai por R$ 419.000.

Em ambos, o mesmo nível de equipamentos: grade frontal e para-choques ampliados e dotados dos devidos apêndices aerodinâmicos, detalhes externos em alumínio, aerofólio gigante e fixo substituindo a pequena peça escamoteável das versões mansas e dupla saída de escape com borboleta que modifica o fluxo de saída do ar para ampliar o ronco do motor. Que motor? O premiado e turbinado 5-cilindros de 2,5 litros, com injeção direta de gasolina, potência de 340 cavalos e torque de 45,88 kgfm despejados sobre as rodas com o gerenciamento da tração integral quattro e do câmbio S tronic de sete marchas e embreagem dupla.



JEITO DURO DE SER
Basta olhar um instante para o para-choque frontal, onde duas enormes tomadas de ar se abrem como as narinas de um touro bravo, para saber que o TT RS é um esportivo que não faz concessões. Nada nele é simples ou manso, tudo é furioso. A partir do preço, ainda que o patamar no Brasil seja exagerado por impostos, custos e contas absurdas -- na Europa, o TT RS começa em cerca de 58.000 euros, cerca de R$ 153.000, e vai até o patamar dos 65.650 euros no Roadster Plus, quase R$ 163.000.

Você verá poucos TT RS nas ruas brasileiras. Talvez nem veja algum durante sua vida, nada anormal.

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